quarta-feira, 19 de maio de 2010

EXERCÍCIOS - PARTE VI

12) AMAZÔNIA LEGAL NÃO É O MESMO QUE FLORESTA AMAZÔNICA

A)













***** Na cor azul do mapa acima está identificado
a zona de transição entre FLORESTA e CERRADO.

B)














Identifique no mapa A) acima, a localização do conceito de AMAZÔNIA LEGAL
e no mapa B), a localização da FLORESTA AMAZÔNICA.

Perguntas:
a) Porque foi criado o conceito de Amazônia Legal?

b) Muitos produtores rurais( para plantio de soja, cana, milho e criação de gado, por exemplo) que são acusados de explorar a Floresta Amazônica, na verdade, plantam em áreas de cerrado da Amazônia Legal (na ZONA DE TRANSIÇÃO -> **** ).

Explique porque acorre esse equivoco, e como isso prejudica a imagem do estado de Mato Grosso.

13 ) HELENA MEIRELES – A VIOLEIRA DO PANTANAL : Eleita pela revista Guitar Player, uma das maiores guitarristas do mundo, essa senhora violeira encantou pela força e simplicidade. Ela é considerada a MAIOR ARTISTA DO GÊNERO NO BRASIL.
a) Pesquise sua Biografia: Nascimento, morte, como e quando aprendeu a tocar, qual instrumento tocava? Com quantos anos apresentou-se no teatro pela 1ª vez? Quantos CDs tem gravado? , Etc
b) Tente conseguir alguma música de Helena e ouça na sala com os colegas.

14 ) PRINCIPAIS ÁREAS DE INTERESSE ARQUEOLÓGICO NO ESTADO
Dentre alguns pontos pesquisados, ou simplesmente identificados no Estado de Mato Grosso, se destacam os sítios arqueológicos dos municípios de Araguainha, Barão de Melgaço, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Poconé, Poxoréu, Santo Antônio do Leverger e outros.
Pesquisadores franceses e brasileiros confirmam a existência do segundo sítio arqueológico mais antigo do país em Mato Grosso, onde foram encontrados vestígios de uma civilização de 27 mil anos atrás. Localizado em Jangada, na Fazenda Santa Elina, a 70 km de Cuiabá, o patrimônio descoberto só perde para o Piauí, em antiguidade, segundo a equipe. Após 17 anos de trabalho foram catalogadas mil representações rupestres em forma de figuras humanas e animais, indícios de fogueiras e inscrições em pedra. Também foram identificados 800 fragmentos de ossos, entre vertebras, ombros e dentes de uma preguiçà de cerca cinco metros, que viveu na região há mais de 10 mil anos.

Pantanal de Cáceres: São cerca de 100 sítios arqueológicos catalogados, e milhares de pequenas descobertas: cerâmicas, adornos em rocha, conchas e dentes de animais, além de esqueletos humanos bem conservados - a desvendar um período em que o Alto Paraguai foi território exclusivamente indígena.

O Instituto Homem Brasileiro, voltada ao estudo e preservação do patrimônio arqueológico do Estado, é uma ONG que acompanha as pesquisas arqueológicas no Pantanal desde a primeira escavação.

Esse é o Parque Ecológico João Basso, localizado a 70 km do perímetro urbano de Rondonópolis. Pesquisas realizadas demonstram que a região era habitada por humanos há milhares de anos, fato que pode ser comprovado com as pinturas nas pedras e os objetos que indicam o cotidiano dos povos que ali viveram. Os estudos começaram em 1983 e já foram encontrados mais de 40 sítios arqueológicos. Entre os achados, está uma urna funerária intacta, com três ossadas com mais de 1.000 anos. Dos 40 sítios encontrados, apenas cinco estão sendo estudados: Tomaz Egreja, Cipó, Fazendinha, Antiqueira e Arqueiros.
O PARQUE ECOLÓGICO JOÃO BASSO é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, reconhecida pelo IBAMA em dezembro de 1997.

Responda:
a) O que significa “sítio arqueológico”? Qual sua importância dessas paisagens?
b) O que significa “ONG”, como e quem trabalham nelas, e como é adquirido financiamentos para esta desenvolver seus trabalhos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário